TESTES DE HIPÓTESES BOOTSTRAP PARA
DUAS AMOSTRAS OBTIDAS A PARTIR
DE CONJUNTOS ORDENADOS

Alexandre Souza MAGRO1

Maria Cecília Mendes BARRETO[1]

§     RESUMO: Diversos trabalhos envolvendo o delineamento por amostras em conjuntos ordenados mostram sua eficiência em relação à amostragem aleatória simples em diferentes procedimentos de inferência estatística quando a mensuração da variável de interesse é dispendiosa. Bohn e Wolfe (1990, 1992) desenvolveram uma modificação da estatística de Mann-Whitney-Wilcoxon para a comparação de duas populações quando o delineamento amostral é por conjuntos ordenados. Por outro lado, a necessidade de se usar amostras de tamanho reduzido decorrentes do custo de mensuração enseja a utilização de métodos bootstrap quando métodos assintóticos podem não ser recomendados. Este trabalho apresenta uma proposta original para a implementação de reamostragem bootstrap em testes de comparação dos parâmetros de locação de duas distribuições de probabilidade utilizando-se amostras obtidas por conjuntos ordenados. O tamanho e o poder desses testes baseados em reamostragem bootstrap são avaliados por meio de experimentos Monte Carlo usando as estatísticas de Mann-Whitney-Wilcoxon, a diferença entre médias e a diferença entre medianas amostrais como estatística de teste. Esses resultados são praticamente equivalentes em tamanho e poder do teste da estatística modificada de Mann-Whitney-Wilcoxon de Bohn e Wolfe (1990; 1992). Dessa maneira o teste baseado em reamostragem bootstrap usando a estatística modificada de Mann-Whitney-Wilcoxon pode ser usado com êxito como uma alternativa ao teste assintótico de Bohn e Wolfe (1990; 1992).

§     PALAVRAS-CHAVE: Amostragem por conjuntos ordenados; ranked set sampling; bootstrap; testes de hipóteses para duas amostras independentes; estatística modificada de Mann-Whitney-Wilcoxon.

 



[1]Departamento de Estatística, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, CEP 13565-905, São Carlos, SP, Brasil, E-mail: cbarreto@power.ufscar.br.