COMPARAÇÃO DOS NÍVEIS DE SATISFAÇÃO DOS PACIENTES NOS SERVIÇOS DO INSTITUTO NACIONAL  MATERNO PERINATAL USANDO ANÁLISE MULTIVARIADA

Olga Lidia Solano DÁVILA[1]

Doris Gómez TICERÁN1

Felix Bartolo GOTARATE1

Orlando  Giraldo LAGUNA1

Alfredo Salinas MORENO1

§   RESUMO: No presente trabalho apresentamos uma comparação dos níveis de satisfação dos pacientes nos Serviços de Cuidados Intensivos e Intermediários e Alojamento Conjunto do Instituto Nacional Materno Perinatal (INMP) de Lima  (Peru) utilizando a teoria da  estatística inferencial multivariada (Johnson e Wichern, 1992). Utilizou-se  dados gerados no trabalho de Solano, O. et al.(2007a), onde analizaram-se os níveis de satisfação nos serviços de Cuidados Intensivos e Intermediários; e outra pesquisa onde  estudaram-se os níveis de satisfação no Serviço de Alojamento Conjunto no INMP, Solano, O. et al (2007b).  Os tamanhos das amostras foram 60 pacientes atendidos nos  Serviços de Cuidados Intensivos e Intermediários e 55 pacientes  no Serviço de Alojamento Conjunto (Solano et al 2006).    Questionários foram aplicados em cada serviço para se ter informações dos médicos, pessoal não médico e da infraestrutura do INMP.

§   Palavras Chaves: Análise multivariada, teste de hipóteses, T2 de Hotelling, níveis de satisfação de pacientes  nos serviços de saúde.

 



[1] Departamento de Estadística, Universidad Nacional Mayor de san Marcos, Av. Venezuela, Lima, Perú. E‑mail: osolanod@unmsm.edu.pe / dgomezt@unmsm.edu.pe fbartolog@unmsm.edu.pe / ogiraldol@unmsm.edu.pe /  asalinasm@unmsm.edu.pe