MÉTODO “RIDGE” EM MODELO DE SUPERFÍCIE DE RESPOSTA: OTIMIZAÇÃO DE CONDIÇÕES EXPERIMENTAIS NA ELABORAÇÃO DE DOCE DE GOIABA

Elcio do Nascimento CHAGAS[1]

Camila Carvalho MENEZES[2]

Marcelo Angelo CIRILLO[3]

Soraia Vilela BORGES4

§     RESUMO: A metodologia de superfície de resposta é geralmente aplicada em experimentos industriais para encontrar condições ótimas para fatores de delineamento. O método “Ridge” tem como finalidade a obtenção de melhores resultados para a análise de regressão em que o problema da multicolinearidade numa amostra está presente, afetando seriamente as estimativas obtidas pelo método usual de mínimos quadrados. Este método fornece estimativas do vetor de parâmetros com menor comprimento que aquelas obtidas pelo método de mínimos quadrados. O objetivo desse trabalho foi mostrar uma aplicação para o método de “Ridge”. Utilizou-se os resultados da análise de atividade de água obtidos em um experimento de otimização de doce de goiaba em massa. Os pontos experimentais foram analisados pela metodologia de superfície de resposta (RMS) segundo Box & Draper (1997). O trabalho mostrou que o Método “Rigde” tem boa aplicação em casos em que existe o problema da multicolinearidade. A maior adição de açúcar promoveu uma redução da atividade de água dos doces auxiliando, principalmente, na manutenção da qualidade microbiológica do produto.

§     PALAVRAS-CHAVE: Método “Ridge”; multicolinearidade; atividade de água.

 



[1] Programa de Pós-Graduação em Estatística e Experimentação Agropecuária, Universidade Federal de Lavras - UFLA, CEP: 37200-000, Lavras, MG, Brasil. E-mail: enchagas@gmail.com.

[2] Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos, Universidade Federal de Lavras - UFLA, CEP: 37200-000, Lavras, MG, Brasil. E-mail  camilacarvalhomenezes@yahoo.com.br

[3] Departamento de Ciências Exatas, Universidade Federal de Lavras - UFLA, CEP: 37200-000, Lavras, MG, Brasil. E-mail: marcelocirillo@hotmail.com.

4 Departamento de Ciência dos Alimentos, Universidade Federal de Lavras - UFLA, CEP: 37200-000, Lavras, MG, Brasil. E-mail: sborges@ufla.br.